Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Campanha Cristiano Alves de Doação de Sangue e Plaquetas Ano III - 4ª Etapa


Código da Campanha - 175


23 de Novembro
- 08:00 no HEMOSE


OBJETIVOS


Estimular e sistematizar as doações de sangue e de plaquetas na categoria dos Agentes Penitenciários e da Sociedade em âmbito nacional, principalmente nos meses que antecedem quatro grandes datas comemorativas, a saber: Carnaval, São João, Dia dos Pais e Natal.

Contribuir de forma significativa com os Hemocentros Nacionais, mantendo um cronograma regular de doações, oportunizando o exercício da cidadania e a sensibilização da sociedade civil.

Destacar a importância do Agente Penitenciário* (* Policial Penal ) como Ordenador Social bem como promotor de cidadania.

Divulgar a “Proposta de Emenda Constitucional 308/04” que visa à inclusão do Sistema Prisional Brasileiro no Artigo 144 da Constituição Federal, reconhecendo-o como Instituição inerente à Segurança Pública, sensibilizando a sociedade civil tornando-a aliada no processo de fortalecimento das instituições de Segurança Pública.

( Diretriz mais votada na 1ª CONSEG – Conferência Nacional de Segurança Pública, Realizada de 27 a 30 de Agosto de 2009 em Brasília – DF )

HOMENAGEM

A campanha é uma homenagem ao Agente Penitenciário José Cristiano Alves dos Santos, que em 13 de junho de 2008, a 17 dias antes de completar 32 anos, faleceu em decorrência de Dengue Hemorrágica.

Doe Sangue


DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE QUE AJUDA A SALVAR VIDAS.

O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do corpo, defender o organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue e, por isso, ele é vital.

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador porque a recuperação é imediata após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados no máximo 450 ml. É pouco para você e muito para quem precisa.

Ao decidir doar sangue, o doador passa por uma entrevista para dar maior segurança a quem doa e a quem o receberá. Neste momento, o doador também receberá informações e poderá tirar todas as suas dúvidas.

É importante lembrar que a participação de pessoas com sangue fator RH negativo é fundamental, já que ele está presente em apenas 15% da população mundial. As festas juninas e os períodos de férias escolares costumam ser críticos. Por isso, doe sempre que puder e, especialmente, nestas épocas do ano.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR SANGUE

- Sentir-se bem, com saúde;
- Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;
- Ter entre 16 e 65 anos;
- Pesar mais de 50 quilos.

RECOMENDAÇÕES PARA O DIA DA DOAÇÃO

- Nunca vá doar sangue em jejum;
- Durma pelo menos seis horas na noite anterior à doação;
- Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
- Evite fumar por pelo menos duas horas antes da doação;
- Evite alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação;
- Interrompa por 12 horas atividades como pilotar avião, helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.

QUEM NÃO PODE DOAR

- Quem teve diagnóstico positivo de hepatite B e C;
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
- Pessoas que estão expostas às doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas;
- Usuários de drogas;
- Pessoas que fizeram tatuagens ou colocaram piercing em locais não controlados pela Vigilância Sanitária nos últimos 12 meses;
- Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, nos últimos 12 meses.

DIREITOS DO DOADOR

O doador voluntário tem direito a um atestado médico que lhe concede um dia de folga no trabalho ou na escola. Doadores regulares são isentos das taxas de inscrições em concursos públicos. Além de ajudar a salvar vidas, quem decide doar sangue tem a oportunidade de passar por uma avaliação médica criteriosa de forma gratuita.

O QUE ACONTECE DEPOIS DA DOAÇÃO

O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem-estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão seu tipo sangüíneo e doenças como AIDS, sífilis, doença de chagas, HTLV I/II, hepatites B e C. Em caso de positividade de algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra para confirmação, se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.

O DESTINO DO SANGUE DOADO

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes como hemácias, plaquetas e plasma, o que permite que mais de um paciente seja beneficiado a partir da mesma coleta. Os componentes são distribuídos aos hospitais sergipanos para atender a casos de emergência e a pacientes internados.

HORÁRIO

O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30min, sem intervalo para almoço. O fornecimento de sangue para as unidades funciona diariamente com plantão 24 horas.







VISITE NOSSOS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS  NAS MÍDIAS SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO.

FACEBOOK - ORKUT - YOUTUBE - PICASAWEB - TWITTER - BLOG - EMAIL - MSN

PRESENTE NO MUNDO VIRTUAL PARA CONSTRUIR UM MELHOR MUNDO REAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS MAIS LIDAS...