Pesquisar este blog

Responsabilidade Social

A ASSIPES – Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado de Sergipe, vem a público prestar contas à sociedade sergipana das atividades realizadas, promovidas e ou participadas.

É de nosso entendimento que o Agente Penitenciário ( Policia Penal *) realiza um importante Serviço Público de alto risco, por salvaguardar a sociedade civil, contribuir através do tratamento penal, da vigilância, da custódia, da escolta, da manutenção da execução da pena ou medida de segurança, por meio da recaptura dos foragidos do Sistema Prisional de acordo com os instrumentos legais.


Para o sucesso da função de Agente Penitenciário ( Policia Penal *) é exigido dele um perfil profissional e humano pautado na ética, legalidade e compromisso para com a Instituição. Deve ter atitudes estratégicas e criteriosas, para colaborar e propor mudanças no trato dos custodiados.

É necessário, finalmente, aos Agentes Penitenciários ( Policia Penal *) reconhecerem as contradições inerentes à própria função; as possíveis orientações que variam conforme os pressupostos ideológicos de cada administração, pois, devem transcender a estas questões a fim de contribuir para a promoção de Cidadania e assumir definitivamente como protagonista de seu papel de Ordenador Social e de Funcionário Público Honrado.

Fonte: http://www.depen.pr.gov.br/arquivos/File/manual_agente_pen.pdf

(* Projeto de Emenda Constitucional - PEC 308/2004, que tramita na Câmara Federal que cria e regulamenta em âmbito Federal e Estadual a Atividade de Policia Penal e reestrutura o Sistema de Segurança Pública)

ATIVIDADES 2009

Palestras: Relações Interpessoais – Ética Profissional – Direitos Humanos – Serviço de Inteligência – Motivação e Auto-estima – Direito Constitucional Inclusão da PRF no art. 144 da Constituição - Estatuto do desarmamento. Treinamentos: Pentatlo Militar – Natação – Corrida – Defesa Pessoal – Rapel – Armamento, munição e tiro – Armeiro/ Mecânico de armamento Luciano Teixeira. Outros: 1ª CONSEG – Conferencia Nacional de Segurança Pública, Congresso Nacional de Direito Penal e Processo Penal, Campanha “Cristiano Alves” de doação de Sangue e Plaquetas, Curso de Convivência e Segurança Cidadã, participação em audiências públicas de temas afins, Campanha Nacional de cadastramento, recadastramento e devolução de armas, aquisição de livros, revistas, periódicos, multimídia e etc. para a estruturação da biblioteca, incentivo a formação acadêmica, entre outras. Além de atuar veementemente entre os servidores a ASSIPES também atuou na comunidade ministrando palestras em Instituições de Ensino médio e superior a cerca dos temas: Violência, Drogas e Segurança Pública - Sistema Penitenciário (Universidade Tiradentes, Escola Municipal Prefeito Zezé Rocha).

A ASSIPES sente-se honradamente gratificada, prestigiada, reconhecida e agradecida por todos os colaboradores, parceiros, e toda sociedade sergipana e de forma satisfatória por participar e contribuir significativamente para a promoção da melhoria da segurança pública de nosso Estado.


Nossos Agradecimentos Especiais


Ao Povo Sergipano; ao Mecânico de Armamentos Luciano Teixeira; às Psicólogas Denise Aquino, Alessandra Lobo, Kátia Susi; Professor Demóstenes Ramos – UFS; aos Delegados de Polícia Civil Ronaldo Marinho, Marcelo Cardoso, Abelardo Inácio, Gilberto Guimarães, Gabriel Nogueira, Jocélio Fróes; aos Policiais Rodoviários Federais Antônio Rodrigues e Renato Teles; ao Tenente Acmoni - 28º BC; aos Tenentes Walter e Jeane Corpo de Bombeiros Militar, aos soldados M. Santos BP Choque; Policia Federal; Federação Sergipana de Karatê; Policia Civil; às empresas de confecção Trilha Verde, Sônia Bordados, Bazar dos Militares; RS Tecidos, Comercial Aliança, A Comissão Executiva da Conferencia Estadual de Segurança Pública; Aos Parlamentares que envidaram esforços para a melhoria do Sistema Penitenciário.

… e em 2010 prontos para novas realizações, conquistas e mais Segurança Pública com Cidadania.

São os votos dos Servidores Penitenciários de Sergipe.




CAMPANHA CRISTIANO ALVES DE DOAÇÃO DE SANGUE E PLAQUETAS


Objetivos

Estimular e sistematizar as doações de sangue e de plaquetas na categoria dos Agentes Penitenciários em âmbito nacional, principalmente nos meses que antecedem quatro grandes datas comemorativas, a saber: carnaval, São João, dia dos pais e natal.

Contribuir de forma significativa com os Hemocentros nacionais, mantendo um cronograma regular de doações, oportunizando o exercício da cidadania e a sensibilização da sociedade civil.

Destacar a importância do Agente Penitenciário como Ordenador Social bem como promotor de cidadania.

Divulgar a “Proposta de Emenda Constitucional 308/2004” que visa à inclusão do Sistema Prisional Brasileiro no Artigo 144 da Constituição Federal, reconhecendo-o como Instituição inerente à Segurança Pública, sensibilizando a sociedade civil tornando-a aliada no processo de fortalecimento das instituições de Segurança Pública.

Homenagem

A campanha é uma homenagem ao Agente Penitenciário José Cristiano Alves dos Santos, que em 13 de junho de 2008, aos 32 anos, faleceu em decorrência de Dengue Hemorrágica.

A Campanha acontece nos meses de Fevereiro, Maio, Agosto e Novembro. A primeira edição da campanha aconteceu no dia 17 de fevereiro de 2009, na Escola de Gestão Penitenciária de Sergipe onde familiares e amigos fizeram-se presentes para enaltecer a memória do Servidor e ouvir a palestra sobre " A importância da Doação de Sangue " ministrada por Rosali Dantas - Assistente Social do Núcleo de Captação do Hemocentro do Estado. O Projeto foi criado em 02 de fevereiro de 2009 com a autorização de familiares e é de autoria do Agente Penitenciário Marcelo Soares.

AS MAIS LIDAS...