Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2011

Diretor-Geral da OIT saúda acordo entre Brasil e Estados Unidos para a promoção do Trabalho Decente através da Cooperação Sul-Sul e Trilateral

GENEBRA (Noticias da OIT) – O Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho, Sr. Juan Somavia, ressaltou a importância  do Memorandum de Entendimento  assinado  pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos para a promoção da Cooperação Sul-Sul e Trilateral em torno da Agenda de Trabalho Decente da OIT.

“Estou extremamente satisfeito em ver que a cooperação entre essas grandes nações esta lidando com sérios desafios sociais e em matéria de emprego, incluindo a recuperação da crise de empregos, a volatilidade no preço dos alimentos e do combustível e o aumento das tensões sociais”, disse o Diretor-Geral da OIT Juan Somavia.

O Memorando de Entendimento – assinado pelo Embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, e o Ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota ,  no início da visita do Presidente Barack Obama ao Brasil – estipula uma série de diretrizes a partir das  quais os dois governos promoverão atividades em áreas relativas ao  mandato da OIT em países selecionados por  mútuo acordo.

Estas áreas incluem: qualificação para  o trabalho decente; direitos e princípios fundamentais no trabalho; igualdade de oportunidade e de tratamento no trabalho; segurança e saúde no trabalho; e proteção social.

“Acredito firmemente que, à medida que mais países compartilhem suas experiências bem sucedidas, poderão avançar cada vez mais no desenvolvimento das  suas próprias soluções” .   O Brasil e os Estados Unidos, cada um com uma rica gama de experiências, podem prestar  uma assistência muito valiosa para países que procuram  avançar no caminho do Trabalho Decente e da justiça  social.  A OIT sempre estará disponível para ajudar no que for preciso”, agregou o Sr. Somavia.

Também disse que “da perspective da OIT, a Cooperação Sul-Sul e Trilateral fomenta e multiplica o impacto do nosso trabalho.  Avançando por meio da expertise e experiência existentes  em países com vários níveis de desenvolvimento, podemos intercambiar importantes práticas e  políticas e melhorar os seus resultados para as pessoas e para a economia real.”

A OIT apóia firmemente a Cooperação Sul-Sul e Trilateral.  O Acordo de Parceria OIT-Brasil, assinado  em março de 2009, engloba atualmente  quatro Programas (nas áreas de trabalho infantil, proteção social, trabalho forçado e empregos verdes), e está sendo implementado em 9 países da  África e da  América Latina, assim como  no Timor Leste.  Em junho de 2010, a OIT se uniu aos Estados Unidos e ao Brasil, assinando o primeiro acordo triangular já realizado para ampliar a luta contra o trabalho infantil no Haiti.  Em novembro de 2010, a OIT em Genebra  foi anfitriã da última edição da Exposição Global para o Desenvolvimento Sul-Sul.

“A OIT está trabalhando para construir um futuro sustentável e uma globalização eqüitativa, criando oportunidades para todos e todas.  A Agenda de Trabalho Decente – com seus quatro pilares interconectados de emprego, direitos no trabalho, diálogo social e proteção social – é nosso principal meio de ação.  Para atingir  esse objetivo, a OIT precisa de parceiros determinados e comprometidos. Hoje, a Presidenta Dilma Roussef e o Presidente Barack Obama  demonstraram, uma vez mais, ,  que eles e seus países são verdadeiros parceiros no desafio global de promoção do  Trabalho Decente”, concluiu o Sr. Somavia.
 

Um comentário:

AS MAIS LIDAS...