Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Carcereiros: por Dráuzio Varela

Se no best-seller Estação Carandiru Drazio Varella abordou o mundo dos detentos, em Carcereiros são os funcionários das prisões que têm suas histórias contadas. Nos mais de vinte anos em que vem trabalhando no sistema penitenciário, Drauzio conheceu dezenas de agentes, muitos dos quais se tornaram amigos próximos. Passaram a se reunir regularmente em um botequim de frente para o Carandiru, e os encontros resistiram à demolição da Casa de Detenção. Mais do que isso: foi essa convivência que pôs o autor em contato com as histórias narradas, que expõem de dentro o funcionamento dos presídios brasileiros.

Acompanhamos, assim, uma rebelião pelos olhos de quem tenta contê-la. A descoberta de que um colega está do lado dos bandidos. Um momento de solidariedade, outro de egoísmo. Um ato heroico e outro de covardia. O que emerge é um retrato franco e sem rodeios de um mundo totalmente desconhecido para quem está fora. A partir das conversas de botequim, somos introduzidos no cotidiano dos carcereiros e entramos em contato com as situações desconcertantes impostas pelo ofício, que eles resolvem com jogo de cintura e, não raramente, com muito humor.

Drauzio fala também de sua própria atividade como médico do sistema penitenciário: das frustrações, dos acertos e, sobretudo, da dificuldade em conciliar uma vida tão imersa nesta realidade com a de médico particular, apresentador de programas de divulgação científica, pesquisador de plantas, escritor e pai de família.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS MAIS LIDAS...